segunda-feira, 26 de abril de 2010

Zootecnia.

Depois de uma aula prática, eu diria que a primeira na qual eu realmente tive chance de fazer e aprender, sinto-me na obrigação de explicar para as pessoas do que se trata essa profissão.
Zootecnia. Muito pouco conhecida aí fora. Vez ou outra me pego explicando 'o que é a Zootecnia'. É difícil explicar. Zoológico? Não. Nem perto. Nada perto, na verdade. Para um zootecnista, essa comparação chega a ser ridícula, mas as pessoas nem sempre tem culpa de não conhecer.
Campo. Pra gostar e trabalhar com Zootecnia é preciso ser uma pessoa que não tenha medo de sair à campo. Não mesmo. Sem espaço para o medo, o negócio é colocar suas botas 7 léguas e ir em frente. Faça chuva ou faça sol, os animais precisam ser tratados.
Certo, o que é afinal? Gaguejando, eu tento explicar. Porque é difícil. Nada de cachorros e gatos, na Zootecnia o buraco é mais embaixo! Trata-se de animais usados 'para consumo', de certa forma. Um bom Zootecnista não precisa de um veterinário, é o que já ouvi tantas vezes. Então, não olhe para nós lembrando de pet shops, estaremos longe deles. Um veterinário é como um complemento na zootecnia.
Melhoramento animal. Não só o melhoramento como todos os cuidades desde o nascimento até o dia do abate, adentrando até no estudo do solo, plantas e seus derivados. Bovinos, Equinos, Caprinos, Ovinos, Suínos e por aí vai, longa lista, meus caros. Abate... Ah, é tão difícil para algumas pessoas entenderem esta parte da profissão. São desgastantes os comentários e explicações que já tive que ouvir e responder. Não olhem como se fossemos montros. Estamos longe disso também. Fato é que a massa vegetariana tem uma mania muito feia de não respeitar quem come carne, e de inventar bastante abobrinha a respeito disso. Em um abate feito CORRETAMENTE, o animal sofre o mínimo possível. As imagens de atrocidades espalhadas pela internet são em grande parte tiradas em locais fora da lei, entendam isso, por favor. Não tenho nada contra quem não come a carne, mas quem quer respeito, deve respeitar também.
Por fim, eu gostaria de parabenizar à todos que escolheram esta profissão. É magnifica a forma como um Zootecnista consegue fazer as coisas crescerem, dar a volta por cima tantas vezes, e ir a luta com muita determinação. Força de vontade e muita honra! Sem medo da sujeira, do cansaço e de qualquer dificuldade encontrada em campo.

A natureza cria, o zootecnista melhora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário