sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mãos frias, coração quente.

Abri os olhos pela manhã e desejei ficar o resto do dia na cama, mas a rotina que preenchia meus dias me obrigou a levantar. Fechei os olhos por alguns instantes e afastei os cobertores, fazendo com que eu me lembrasse de que lá fora o frio era quase maior do que o lugar que agora era vazio em minha cama.
Carlos havia partido já faziam seis meses. Um acidente de carro, nada pode ser feito. Mas viviam em mim as doces lembranças. Aquele tempo em que eu acordava, e mesmo no mais frio dia, ele trazia-me café na cama, sempre repleto de sorrisos. Aqueles dentes perfeitos, fazendo contraste com seus lindos olhos verdes. O calor de seu corpo aquecendo o meu durante as madrugadas geladas.
Acordei de minhas lembranças ouvindo o apito da chaleira, desejei voltar no tempo, mas o relógio me impedia de continuar sonhando. Todos os dias sem Carlos seriam dias frios e nebulosos. Apenas sua lembrança aquecia um pouco meu coração solitário. As memórias boas e ruins se tornaram meu bem maior. Minhas mãos estão frias por causa do inverno, mas meu coração estará sempre quente com as lembranlças de um amor que será eterno.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sonhos de um adolescente viajão

Você passa a vida inteira em uma sala de aula. Acorda cedo todos os dias, aguenta aulas intermináveis, estuda até o cérebro fritar. Ensino Médio concluído. Você é orgulho para os pais, o filho que todos pediram a Deus. Aí a sociedade resolve que além dos quinze anos dentro de uma sala de aula foram poucos, para ser alguém na vida, o Ensino Médio não basta, você tem é que fazer faculdade, tem que trabalhar, encontrar um namorado, se vestir bem... E por acaso alguém já lhe perguntou o que é que você gostaria de fazer? Quero dizer, por vontade própria, não pelos outros.

Não te deixaram tempo para pensar, para esclarecer as ideias e encarar o mundo da forma que lhe for conveniente. Se não estiver dentro dos padrões, é descartado. Sistema simples e eficiente. E então eu me pergunto: “É isso que eu quero para a minha vida?”. E se eu quiser sair do Ensino Médio e apenas trabalhar, se eu decidir que faculdade não é exatamente o meu sonho de futuro bom? Quem é que vai me provar que está errado? Porque viver para ser feliz não é errado. O que não é certo é que as pessoas deixem que o maldito sistema escolha por elas.

Você sempre teve o sonho de sair pelo mundo. Sem namorado, sem família, sem amigos. Nunca quis se estabilizar. Mas as pessoas ao saberem disso tomam seus ideais como piada de adolescente viajão. Não querer casar, não querer ter filhos, não querer estar em um emprego estável... Você está fugindo do sistema, eles precisam capturar suas ideias de alguma forma e traze-las para o mundo real. E fazem isso, ah, se fazem! E da forma mais maçante. Jogam na sua cara todas as coisas que os outros fizeram e você não fez. Usam palavras desagradáveis como “preguiçoso, vagabundo”, só para você ter certeza de que está errado em suas escolha. E então, por livre e espontânea pressão, você cede.

E assim você entra em uma faculdade. Escolhe o curso que acha mais conveniente, ou um qualquer só para não perder mais tempo e terminar logo a graduação que sua família tanto sonhou. Estuda mais uma vez até o cérebro fritar, ou empurra com a barriga, do jeito que dá. Diploma na mão. Quem disse que você quero exercer uma profissão? Todos disseram, menos você! E aí você se obriga a trabalhar, mais cedo ou mais tarde arruma um namorado, constrói família, compra o carro do ano. Se conforma e diz estar feliz. Todos acham você o máximo.

E seus sonhos de adolescente viajão, onde foram parar? Ficaram esquecidos em um passado distante, de uma época em que seus ideais e vontades próprias eram apenas ilusão. O sistema toma conta de você, de quem você realmente é. Ele engole sem pena tudo o que de bom você quis ser. E você, que queria tanto ser uma pessoa feliz, se torna apenas mais um conformado. O sistema que me desculpe, mas os sonhos de adolescente viajão são o caminho para a felicidade plena. Conformismo é pra gente de ideais fracos. Estar feliz faz parte de um conjunto de sonhos e realizações que você escolheu. Se outras pessoas fizerem isso por você, a felicidade será delas, e não sua.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Fugindo de mim.

O vento sopra lá fora fazendo um barulho que não me deixa dormir. As noites viraram pesadelos e nem sequer pego no sono, sabendo então que tudo o que sinto é real. E eu, que sempre quis tanto me encontrar... Tudo o que sei agora, é que me perdi. Me perdi em olhares mentirosos, Em palavras vazias. Me deixei enganar por coisas nas quais acreditava que jamais poderiam me vencer.
Corri contra o tempo, contra meus ideais, meus sonhos. Me afundei em algo que me prente e não quer soltar. A força de vontade de "ser" foi tomada pela preguiça de correr atrás. Me acomodei em uma rotina sem sentido, reclamando de tudo e de todos pelo simples fato de não ter o que fazer.
O céu é sempre escuro agora, a hora do dia independe. E o desejo de mudar precisa começar a ser mais forte do que as sombras. Meu corpo e minha mente precisam se reerguer.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

380 estrelas - a lembrança

Todos os dias quando fechava os olhos eu lembrava das 380 estrelas que havia contado. As lembranças se tornaram exatamente o que eu temia... Achei que o tempo fosse apagá-las, mas continuavam ali. Tudo o que havia sido dito. Nem as cores haviam envelhecido. Um ano havia se passado, a vida já deveria ter tomado outro rumo. Mas tudo continuava intocado. Um amor do qual jamais esqueceria.
Eu não o via mais, não escutava sua linda voz, não me iludia sozinha. Apenas não conseguia esquecer. A gente sabe que o sentimento foi - ou ainda é - verdadeiro quando o tempo não apaga as lembranças. As memórias, apesar de parecerem traiçoeiras, não existem apenas para que fiquemos sofrendo o passado. Elas são a prova mais concreta de que os sentimentos realmente fazem sentido. E se nos sabotamos, a culpa é somente nossa. Memórias nos fazem lembrar não só de momentos bons e ruins, mas nos fazem lembrar também de sentir. E como é bom poder sentir.. !

380 estrelas (repostagem)

Aquela noite estava diferente, eu podia ver todas as estrelas brilharem cada vez mais lindas e de um jeito especial no céu.
-380 estrelas, disse Marcos.
-380? Mas como você sabe? Não vá dizer que ficou contando estrelas!, dei uma breve gargalhada.
-Contei!, disse ele, sério.- Estava eu deitado certo dia, sem conseguir dormir por causa do calor, a janela estava aberta e o céu cheio de lindas estrelas; não pude evitar, comecei a contá-las. Vez ou outra eu me perdia pensando em coisas que me lembrassem aquelas estrelas, e tinha que começar a contar tudo novamente. 380!- afirmou novamente- no espaço deste pequeno quadro de maravilhas que é a minha janela, haviam 380 estrelas.
Eu olhava, perplexa, não sabia exatamente o que dizer. O quarto não era muito grande, haviam duas camas, na verdade apenas uma - que dava para aquela janela- a outra era apenas um colchão . As paredes eram brancas e sujas, a tinta descascava, ao lado da cama uma prateleira na qual eram guardadas as roupas - ao menos as que não estavam espalhadas pelo chão do local- e ao canto da parede, um violão.
Olhei para ele,séria:
- Eu gosto de você. - depois disso bebi mais uma dose de vodka e comecei a observar o gelo. Marcos me olhava.
- Isso é só paixão. Em breve você vai olhar para tras e rir de si mesma por dizer que gosta de um idiota como eu.
De cabeça baixa, tudo que eu conseguia fazer era escutar, e continuava brincando com aquelas pedras de gelo que ainda estavam no copo, tentando não falar mais do que devia, eu já havia me humilhado o bastante para um dia só.
- Eu sei.- disse eu.- Espero que o que eu sinto se desfaça, se dilua, da mesma forma que essas pedras de gelo. - Bebi.
Ele pegou o copo da minha mão, bebeu um gole da vodka, largou-o no chão, já vazio, acariciou meu rosto com cuidado, se aproximou tão devagar que pude sentir sua respiração ofegante cruzar com a minha, e me beijou.
Quando fui dormir, lembrei mil vezes de cada detalhe daquela tarde, e ainda podia sentir suas mãos perto das minhas, e nossos lábios em tão perfeita simetria. Deitada na cama, sem sono, eu olhava para o céu... Contei 380 estrelas.

Nota ao leitor: Estou repostando primeiramente por ser um texto que foi e é muito importante pra mim, e também pelo fato de que, em seguida, virá um post reflexivo sobre ele.