terça-feira, 15 de setembro de 2020

O corpo 100%

Há um tempo atrás, me deparei com uma publicação no Instagram que me causou muito incômodo. Era a postagem de um fotógrafo fazendo propaganda do seu trabalho dizendo que "você não precisa estar com um corpo 100% para fazer um ensaio, aqui temos photoshop para te deixar igual às famosas das revistas". A foto da propaganda era, obviamente, de uma mulher magra (muito bonita por sinal). Porém, fiquei me questionando sobre essa concepção de "Corpo 100%".

O que é, afinal, um Corpo 100%?

É comum nos depararmos com propagandas e publicações que trazem essa ideia de corpo perfeito representado sempre da mesma forma: um corpo magro, sem curvas, com muito photoshop. Isso me incomoda profundamente, pois por muitos anos eu olhei para o meu corpo pensando que não estava nem perto do que parecia ser um Corpo 100%. A imagem que foi sendo construída dentro de mim como ideal de beleza parecia cada dia mais distante do que eu via na tela. E por muito tempo eu quis esconder quem eu era, por vergonha de olhar para o meu corpo e saber que ele não era 100%. 

Ao longo do tempo isso mudou. Tudo o que eu acreditava mudou. Minha percepção sobre mim mesma e sobre o valor que meu corpo tem também mudaram. O que é o Corpo 100% para mim hoje em dia? É o corpo que me permite andar, respirar, estar com meus amigos, me exercitar, dançar, conhecer coisas novas... é corpo que dorme e acorda comigo todos os dias e me permite viver! Antes eu apenas existia. E sabe... viver é bom demais! Desamarrar nós e se libertar dos medos que te impedem de aproveitar esse corpo (o seu corpo mesmo, do jeito que ele for) é um passo muito grande para descobrir o mundo. Meu corpo é 100%. Meu corpo importa. Não tem nada de errado com ele por não estar dentro do padrão. O que está errado é a gente se sentir sufocado para atingir objetivos que nem sempre são nossos, só para poder um dia, quem sabe, atender às expectativas do fotógrafo do "Corpo 100%" e poder fazer parte das pessoas que podem ser fotografadas sem serem modificadas pelo photoshop.  

Não dá mais para falar em beleza, em aceitação e em auto cuidado sem representatividade. É preciso virar a chave, ou como diz aquele seu amigo coach: "é preciso mudar o mindset". Já passou da hora de ver nos anúncios, nas revistas e na televisão pessoas com corpos reais (de todas as cores e tamanhos) para que a gente consiga se olhar no espelho e entender que... tá tudo bem com a gente. 

Eu tô cansada de me pegar triste com isso. Tô cansada de lembrar minhas amigas que elas são lindas do jeito que elas são. Cansada de estar cansada sozinha. Mas ao mesmo tempo, tenho esperança de que cada palavra de conforto que sai da minha boca para as pessoas que me rodeiam tenha um efeito positivo em suas vidas, para que mais ninguém precise se olhar no espelho e calcular quanto % do seu corpo tem valor. Não podemos mais deixar as pessoas definirem a ele pela sua forma, pelas suas curvas, pelo seu tamanho. O nosso corpo é nossa casa. Não é um número. 

Abraços e até a próxima :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário