quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Sonhos de um adolescente viajão

Você passa a vida inteira em uma sala de aula. Acorda cedo todos os dias, aguenta aulas intermináveis, estuda até o cérebro fritar. Ensino Médio concluído. Você é orgulho para os pais, o filho que todos pediram a Deus. Aí a sociedade resolve que além dos quinze anos dentro de uma sala de aula foram poucos, para ser alguém na vida, o Ensino Médio não basta, você tem é que fazer faculdade, tem que trabalhar, encontrar um namorado, se vestir bem... E por acaso alguém já lhe perguntou o que é que você gostaria de fazer? Quero dizer, por vontade própria, não pelos outros.

Não te deixaram tempo para pensar, para esclarecer as ideias e encarar o mundo da forma que lhe for conveniente. Se não estiver dentro dos padrões, é descartado. Sistema simples e eficiente. E então eu me pergunto: “É isso que eu quero para a minha vida?”. E se eu quiser sair do Ensino Médio e apenas trabalhar, se eu decidir que faculdade não é exatamente o meu sonho de futuro bom? Quem é que vai me provar que está errado? Porque viver para ser feliz não é errado. O que não é certo é que as pessoas deixem que o maldito sistema escolha por elas.

Você sempre teve o sonho de sair pelo mundo. Sem namorado, sem família, sem amigos. Nunca quis se estabilizar. Mas as pessoas ao saberem disso tomam seus ideais como piada de adolescente viajão. Não querer casar, não querer ter filhos, não querer estar em um emprego estável... Você está fugindo do sistema, eles precisam capturar suas ideias de alguma forma e traze-las para o mundo real. E fazem isso, ah, se fazem! E da forma mais maçante. Jogam na sua cara todas as coisas que os outros fizeram e você não fez. Usam palavras desagradáveis como “preguiçoso, vagabundo”, só para você ter certeza de que está errado em suas escolha. E então, por livre e espontânea pressão, você cede.

E assim você entra em uma faculdade. Escolhe o curso que acha mais conveniente, ou um qualquer só para não perder mais tempo e terminar logo a graduação que sua família tanto sonhou. Estuda mais uma vez até o cérebro fritar, ou empurra com a barriga, do jeito que dá. Diploma na mão. Quem disse que você quero exercer uma profissão? Todos disseram, menos você! E aí você se obriga a trabalhar, mais cedo ou mais tarde arruma um namorado, constrói família, compra o carro do ano. Se conforma e diz estar feliz. Todos acham você o máximo.

E seus sonhos de adolescente viajão, onde foram parar? Ficaram esquecidos em um passado distante, de uma época em que seus ideais e vontades próprias eram apenas ilusão. O sistema toma conta de você, de quem você realmente é. Ele engole sem pena tudo o que de bom você quis ser. E você, que queria tanto ser uma pessoa feliz, se torna apenas mais um conformado. O sistema que me desculpe, mas os sonhos de adolescente viajão são o caminho para a felicidade plena. Conformismo é pra gente de ideais fracos. Estar feliz faz parte de um conjunto de sonhos e realizações que você escolheu. Se outras pessoas fizerem isso por você, a felicidade será delas, e não sua.

4 comentários:

  1. Sim, realmente me lembro dos meus sonhos de adolescente viajão, eram/são bons, porém existe uma hora que a gente acorda e vê que o mundo não é uma viagem, que para realizar os nossos sonhos você precisa de dinheiro, mas porque precisa de dinheiro? porque vivemos em um mundo capitalista, onde a sua felicidade é comprada com dinheiro, mas e se eu não precisar de dinheiro para ser feliz? bem-vindo aos seus sonhos novamente! :)

    ResponderExcluir
  2. Ah, esqueci de dizer no post anterior, parabéns! Você continua como sempre escrevendo muito bem, continue assim!

    ResponderExcluir
  3. Realmente chegando no terceiro ano do ensino médio, todo mundo falando em vestibular...menos eu!Mas eu prefiro ser chamada de vagabunda ou preguiçosa do que fazer algo contra minha vontade, só por que é o "normal", ou pra não decepcionar ninguém...
    A propósito, tu escreve muito bem, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. "Conformismo é pra gente de ideais fracos."
    concordo plenamente, tu sempre escrevendo maravilhosamente bem e eu sempre me identificando com os teus textos. TE AMO.
    vivikita aqui

    ResponderExcluir