terça-feira, 11 de maio de 2010

O problema somos todos. - redação de Português

Na aula de Português, a professora passou um texto para leitura sobre os problemas de trânsito (com motoboys, para ser mais específica). E pediu que fizéssemos uma redação que serviria como apelo as autoridades demonstrando a nossa opinião e sugerindo sugestões para os problemas de trânsito em geral. Aí vai a minha:
______________________

O problema somos todos.

Eu estava esperando o ônibus das seis, como de costume. Fim de tarde, trânsito agitado. Pedestres e motoristas correndo para voltar para os braços de suas famílias. Na faixa de segurança, uma moça atravessava quando o sinal abriu. Por pouco não foi deixada ali, naquela faixa, uma vida de sonhos e planos. A moça saiu assustada.
Meu ônibus chegou. Entrei e sentei nos bancos de trás. Sinaleira aberta. Uma moça olha para os lados, certamente pensa que não está vindo nenhum carro. Atravessa correndo. Mais uma que podia ter ficado por ali mesmo... Sou muito mais pedestre do que "motorista", poderia jogar toda a culpa dos acidentes e desastres que vem ocorrendo ao longo dos anos nos mesmos. Mas não.
Na minha humilde opinião, a culpa é dos dois. Tanto pedestres quanto motoristas desrespeitam diariamente as leis do trânsito e saem impunes. Fato é que para exigir respeito, deve-se respeitar também. Se cada um simplesmente fizesse a sua parte, muitas vidas seriam poupadas. Atos simples, como não atravessar fora da faixa de segurança, não burlar sinais vermelhos só por achar que não vem nenhum carro, correr pela estrada, ultrapassar os veículos por pressa ou por falta de paciência. Como já dizia meu pai : essa gente parece que tem pressa de viver! Fazendo apenas pequenas mudanças nos nossos próprios hábitos, muitas vidas poderiam ser poupadas.
Outro fato que me deixa intrigada: acidentes a noite. Se eu fosse uma pessoa pública pediria desesperadamente aos adolescentes, e adultos também : parem de correr nas pistas sabendo que não consegue enxergar o que há em frente, e pelo amor de Deus, parem definitivamente de dirigir bêbados! Também sou jovem, gosto de festas, bagunça, histeria, bebidas, viver a vida loucamente como qualquer outra pessoa normal. Mas tudo pode ser feito com moderação, na medida certa. De uma forma que proporcione diversão sem tirar vidas. Jamais uma pessoa que ama a si mesmo e ao próximo colocaria em risco a sua vida, a das pessoas que a cercam e o que é pior, a vida de pessoas que não tem nada a ver com isso.
Tanta gente morre sem ter culpa nenhuma. Tantas vidas desperdiçadas porque alguém se revoltou e decidiu beber demais e não viu o carro que estava na frente. Volto a dizer : muitas vidas poderiam ser poupadas!
A solução mais simples e eficiente seria a conscientização de cada um, e também maior fiscalização por parte das autoridades - porque convenhamos, muitas leis estão aí para fazer média. A lei seca, entre tantas outras, é uma que só valeu mesmo por alguns meses e agora pouco se põe em prática-. Já que muitos só conseguem entender sob pressão, que fossem então maiores as penas, maiores as cobranças e maior ainda, o respeito com a sua vida e com a vida do próximo. Todos devemos mudar um pouquinho em nós mesmos para gerar assim, uma grande mudança, e como consequência, obter um grande progresso. O problema, meus senhores, somos todos!

2 comentários:

  1. Nossa! Eu estou viciada em seus textos *-*
    Seu talento é incrível, você escreve muito bem! *-*
    Parabens, de verdade, esse talento precisa ser reconhecido! *.*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir